Crise na Saúde em Canoas: Simers debate com a presidência e diretoria da OAB do município e médicos do HNSG
Defesa

Crise na Saúde em Canoas: Simers debate com a presidência e diretoria da OAB do município e médicos do HNSG

Compartilhe

23/09/2022 13:44

A crise no sistema de Saúde de Canoas, na Região Metropolitana, motivou roteiro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na cidade. O vice-presidente da entidade, Marcelo Matias, juntamente com o diretor da entidade, Júlio Venzo, cumpriram agenda na tarde desta quinta-feira, 22, na Subseção de Canoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A cidade - terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do RS - vem sendo submetida à uma gestão cercada de problemas, alguns históricos, tais como os inúmeros processos de intervenções junto aos hospitais que pertencem ao Município: Hospital Universitário (HU) e de Pronto Socorro (HPSC). Canoas é responsável por absorver demandas de quase 150 localidades.

 

Diante dos inúmeros fatos graves, aliados ao desmantelamento do sistema e da precarização das condições laborais dos médicos e demais profissionais da saúde, bem como os riscos à sociedade, o Simers buscou aproximação institucional com a presidente Ana Maria Mattielo, que comanda a Subseção de Canoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), instituição que possui comissão específica de saúde.

 

Nas quase três horas de reunião com membros da diretoria da Ordem, foram debatidas possíveis soluções e/ou alternativas políticas e jurídicas no tocante à pauta, considerada de suma importância tanto para o Simers quanto à Subseção Canoas. As entidades irão formar Grupos de Trabalho (GT) que irão se debruçar sobre o tema, a fim de se chegar a uma estratégia favorável e com desfecho positivo aos médicos e aos usuários do sistema de saúde municipal.

 

HNSG 

 

No início da noite, Marcelo Matias seguiu para reunião híbrida com o corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças e com a gestão da instituição. No encontro, foi questionado a previsibilidade dos pagamentos de passivos trabalhistas existentes. Além disso, a questão delicada que se encontra a saúde da cidade também foi pauta do encontro.

Tags: Medicina Médicos Canoas Hospital Nossa Senhora das Graças

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política